Uma alimentação balanceada pode prevenir a DMRI?

Cuidados com os olhos
10 de janeiro de 2018

Por

Uma alimentação balanceada pode prevenir a DMRI?

Mesmo com os últimos avanços da medicina, o melhor tratamento para qualquer doença continua sendo a prevenção. Com a saúde dos olhos não é diferente. A adoção de hábitos alimentares saudáveis aliada a atividade física regular é a chave para se ter um estilo de vida saudável.

O diabetes é considerado uma das principais doenças crônicas do mundo moderno. Além disso, é também uma das causas de cegueira não reversível na população adulta. No entanto, manter hábitos saudáveis na alimentação pode ajudar a combater a obesidade, um dos principais fatores de risco para o diabetes, e a conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle, o que diminui as chances de se ter Retinopatia Diabética e Cegueira.

Outra doença que vem se tornando presente na vida de muitas pessoas é a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). Ela se apresenta como uma das causas de cegueira não reversível na população idosa. Estudos recentes apontam que o consumo de algumas vitaminas e minerais antioxidantes podem ajudar a reduzir o risco dessa patologia. Entre elas estão: vitamina A, C, E, Zinco, Luteína, Zeaxantina e Omega-3.

UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA PODE PREVENIR A DMRI?

ALÉM DA SUPLEMENTAÇÃO POR CÁPSULAS PODEMOS ENCONTRAR ESSES NUTRIENTES NOS SEGUINTES ALIMENTOS:

Vitamina A – Fígado, ovos, cenoura, batata doce, espinafre, couve, leite e queijos;

Vitamina C – Laranja, limão, morango, brócolis, toranja e pimentão;

Vitamina E – Ovos, abacate, semente de girassol, amêndoas e nabo;

Zinco – Carne, frango, gengibre, nozes, castanha de caju e grão de bico;

Selênio – Sardinha, salmão e castanha do pará;

Luteína e Zeaxantina – Nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, repolho, couve-flor, milho e rúcula;

Omega-3 – Salmão, atum, bacalhau, albacora e cação.

A ingestão desses antioxidantes pode diminuir a chance de Catarata, outra causa importante de Cegueira, mas que é reversível. Um fato interessante é que os antioxidantes também auxiliam na prevenção de Doenças Retinianas e Catarata (o uso de proteção contra raios ultravioleta UV). Por isso, quando estiver exposto a luz solar, nunca se esqueça de usar óculos com proteção UV.

Muitas doenças em estágios iniciais não apresentam sintomas. Entretanto, o exame preventivo anual pode detectar precocemente diversas patologias e, com tratamento adequado, diminuir a probabilidade de perda da visão. Por isso, consulte seu oftalmologista regularmente e cuide-se!

Responsável: Dr. Lucas Perez Vicente | CRM/SP: 139.695

Confira essa e muitas outras dicas na nossa página do Facebook.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*