Saiba como conservar a saúde ocular

Cuidados com os olhos, Dicas
30 de janeiro de 2018

Por

Saúde Ocular

O cuidado com os olhos são um investimento importante para a saúde geral, já que problemas de visão interferem em muitos âmbitos da rotina. Para além da prevenção de doenças e outras consequências graves como a cegueira, a boa adaptação aos óculos, por exemplo, evita sintomas como tontura, mal-estar e falta de concentração.

Algumas atitudes como ir ao oftalmologista periodicamente, dormir o suficiente e oferecer aos seus olhos intervalos regulares enquanto utiliza o computador ou celular podem ajudar a manter a saúde ocular. Confira 7 dicas de como cuidar dos seus olhos:

1 – Realize exames oftalmológicos: Independentemente da idade, os cuidados com a saúde ocular devem ser realizados periodicamente. Por isso, o ideal é que o check up seja realizado anualmente.

saúde ocular

2 – Proteção UV: a radiação ultravioleta causa danos irreversíveis para a saúde ocular. Normalmente, eles estão associados a doenças, como: catarata, alterações na conjuntiva e degeneração da região central da retina (a mácula). Lembre-se de sempre proteger seus olhos com óculos escuros de qualidade e que garantam a proteção à radiação ultravioleta.

3 –  Tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios: a saúde ocular também começa com uma boa alimentação. Por isso, mantenha uma dieta rica em antioxidantes e ômega 3. Além disso, consuma porções de frutas, castanhas, peixes, ovos e vegetais. Isso diminui a probabilidade de desenvolver olho seco e degeneração macular.

Alimentos que favorecem a saúde ocular:

  • Peixes: salmão, truta e sardinha – apresentam ácidos graxos e ômega 3;
  • Frutas: laranja, amora, ameixa, passa e morango – ricos em antioxidantes;
  • Folhas verdes escuras: espinafre, brócolis, couve e rúcula – ricos em vitaminas e minerais;
  • Ovos: ricos em ácidos graxos, luteína, vitaminas do complexo B e zinco;
  • Chocolate meio amargo: rico em antioxidantes e flavonoides;
  • Alho: estimula o fluxo sanguíneo e o sistema imunológico.

Além disso, algumas doenças como a retinopatia diabética, também estão associadas à falta de atividade física e sobrepeso. Dessa forma, incluir na rotina exercícios físicos ajuda a manter a saúde ocular.

4 – Dê uma pausa para seus olhos: ficar por um longo período em frente ao computador, tablet ou celular pode levar ao cansaço visual, olho seco e dores de cabeço. Por isso, faça uma pausa de 2 a 3 minutos a cada 45 minutos.

5 – Histórico familiar: Algumas doenças oculares estão relacionadas a genética familiar. Mantenha-se informado sobre os seus antecedentes familiares e informe o médico durante a consulta. As doenças hereditárias mais comuns são: glaucoma, daltonismo, retinose pigmentar e degeneração macular relacionada à idade.

6 – Pare de fumar: se você é tabagista, converse com seu médico para encontrar o melhor tratamento para conseguir parar de fumar. Esse hábito faz com que você fique mais suscetível a desenvolver degeneração macular, catarata e pode causar danos ao nervo óptico.

saúde ocular

7 – Lentes de contato: certifique-se de limpar as lentes de contato conforme as instruções e com produtos específicos e as substitua no tempo apropriado.

Responsável: Dra. Milena Naomi Chibana | CRM: 139.743.

Confira essa e muitas outras dicas na nossa página do Facebook.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*