Hipertensão é silenciosa e pode afetar os olhos

Informativo
27 de fevereiro de 2018

Por

hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença comum que ocorre no aumento sustentado dos níveis da pressão arterial. Com isso surgem diversas degenerações vasculares em todo o corpo.

O processo chamado de arteriosclerose, ocorre devido ao endurecimento das artérias que pode causar diversos problemas em nosso organismo, como: infartos no coração, diminuição da atividade dos rins, derrames cerebrais e lesões oculares.

O principal alvo dos olhos é a retina, que é a camada que reveste internamente o globo ocular, sendo responsável por transformar a luz em visão. Essa alteração é conhecida de retinopatia hipertensiva.

Diagnóstico

Através do exame de fundo de olho, é possível observar a retina e os vasos retinianos, e assim identificar e classificar pequenas hemorragias, áreas de inchaço na retina, além de vasos doentes. Isso decorre da arteriosclerose, vazamento do conteúdo dos vasos e constrição vascular. De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, esse exame é recomendado para pacientes com diagnóstico de pressão alta.

Hipertensão

Consequências de não tratar

Ao passar do tempo, pacientes hipertensos ficam mais propensos a desenvolverem oclusões vasculares na retina e no nervo óptico. Condições que se observa o fechamento completo de vasos que causam grave falta de suprimento de sangue para essas estruturas. No caso de aumentos extremos da pressão arterial pode ocorrer o inchaço do nervo óptico até descolamentos da retina.

Prevenção

A única forma de prevenção e tratamento para a retinopatia hipertensiva é o controle clínico da hipertensão, seja com mudanças no estilo de vida, como: atividade física, dieta ou o uso de medicamentos anti-hipertensivos.

Se você é hipertenso, converse com um oftalmologista sobre a necessidade do exame de fundo de olho. Esses dados são fundamentais e auxiliam no tratamento da pressão através do atendimento clínico.

Responsável: Dra. Ana Carolina Gonçalves – CRM 144.321

Confira essa e muitas outras dicas na nossa página do Facebook.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*