DIA MUNDIAL DA SAÚDE – Cuidados com a saúde ocular

Cuidados com os olhos, Dicas, Doenças Oculares
07 de abril de 2017

Por

O mês de abril ganhou um importante título visando a prevenção e o combate à cegueira: o #AbrilMarrom. A missão do HCLOE é ajudar as pessoas a enxergarem um mundo melhor, e por isso, também abraçamos essa missão! Confira algumas dicas para cuidar da sua saúde ocular:

1- Dormir bem
Quando dormimos, o cérebro envia sinais para que o corpo libere hormônios que ajudam a manter nosso sistema imune ativo. Ao mesmo tempo, ele atua controlando o centro da fome, diminuindo o risco de doenças e melhorando a memória. O sono adequado ajuda a manter nossos sentidos aguçados, enquanto a falta dele diminui reflexos e contribui para a ocorrência de problemas como o embaçamento visual.

2- Suplementos nutricionais
Suplementos nutricionais como ginko biloba, vitaminas C e E, betacaroteno, zinco, luteína e ômega 3 podem ajudar a prevenir catarata, assim como a doença macular senil.

3- Doenças que afetam a visão
Embora o diabetes ainda seja a mais importante causa de cegueira no mundo, outras doenças como a hipertensão arterial sistêmica e a hipercolesterolemia também têm seu papel. Então, cuidando da saúde de forma ampla e geral, estamos evitando a cegueira, que acompanha essas doenças a longo prazo.

4- Exercícios físicos rotineiros
Os exercícios contribuem para o bem-estar de forma geral, mas também ajudam a manter a saúde ocular, graças ao aumento de circulação de oxigênio e à prevenção de doenças que podem afetar a visão.

5- Evitar-se uso de aparelhos digitais
Na era digital, é comum passarmos longos períodos em frente ao computador, assim como celulares e tablets. Isso tem causado sintomas como cansaço visual, olhos secos, hiperemia, visão embaçada e cefaleia. Todos esses sintomas ocorrem pela redução do piscar, assim como pela permanência na mesma posição por um período prolongado.

Responsável: Dra Erica Bicudo | CRM:65.742


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*