Cuidado com os olhos no carnaval!

Sem categoria
07 de fevereiro de 2019

Por

Com a chegada do carnaval, é comum ver o aumento das vendas de produtos de beleza e adereços extravagantes para curtirem as festas

A maioria das pessoas, tem como costume utilizar de glitters e lentes de contato coloridas para combinarem com suas fantasias e abadás nestes dias.

O que muitos ainda não sabem é que as grandes aglomerações de pessoas e as brincadeiras com sprays de espumas e serpentinas podem apresentar riscos à saúde dos olhos, possibilitando irritações, alergias e até conjuntivites

Maquiagens regadas a glitter também são um agente preocupante, uma vez que esse item em contato com a parte interna dos olhos pode gerar irritação intensa. Com o desconforto, a ação mais instintiva é coçar os olhos fortemente, o que pode acarretar a retirada do epitélio da córnea, causando dores e possíveis complicações

Para evitar este tipo de problema, recomenda-se a não utilização de maquiagens com glitters próximas aos olhos e, caso haja contato, lavá-los com água limpa e soro fisiológico imediatamente.

Outro fator que merece atenção especial nessa época do ano são as famosas e queridinhas lentes de contato coloridas, muitas vezes utilizadas sem prescrição médica e os devidos testes de adaptação. Elas podem gerar irritações graves nos olhos por excesso de uso (diminui a oxigenação corneana) ou por ser um corpo totalmente estranho nos olhos (fator abrasivo que diminui a defesa do olho às infecções bacterianas, fúngicas ou por amebas).

É claro que estes fatores ocorrem, também, com outros tipos de lente de contato, daí o cuidado em conservá-las em líquido apropriado para desinfecção e manutenção das lentes, evitando nadar ou dormir com elas se faz necessário.

Atualmente, recomenda-se, avaliação oftalmológica, lentes a de descarte diário, pela facilidade no manuseio, além da diminuição de complicações.

Outro fator preocupante nas grandes aglomerações de pessoas, típicas em festas como o Carnaval, é a disseminação de vírus, entre eles, os causadores da conjuntivite viral, que por um simples contato das mãos contaminadas nos olhos a transmissão da doença acontece. Por isso, é necessário que se evite coçar os olhos e que efetue a higienização constante das mãos. Assim, diminuindo as chances de adquirir conjuntivite viral.

Já as brincadeiras com spray de espuma são, frequentemente, uma das causadoras da conjuntivite química, uma vez que, tanto a espuma quanto os aerossóis da lata de spray, causam irritação da conjuntiva ocular. Quando houver contato direto com sprays e sentir irritação ocular, é importante lavar, rapidamente, os olhos com água limpa ou soro fisiológico e observar se os sintomas melhoram, em no máximo 30 minutos. Após esse tempo, se os sintomas persistirem, passar por uma avaliação com um oftalmologista, para analisar se há alguma lesão ocular é importante.

Contudo, curtir o carnaval é bom e faz parte, porém prevenir os olhos de possíveis complicações é essencial.

Fique atento as dicas e, se precisar, consulte um oftalmologista!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*