A SAÚDE DOS OLHOS DEPENDE DO QUE COMEMOS

Cuidados com os olhos, Dicas, Doenças Oculares
28 de março de 2017

Por

Alimentação pode influenciar na nossa saúde ocular? Sim, o que comemos pode trazer benefícios para  nossos olhos.

Em pacientes portadores de olho seco, a utilização de ácidos graxos na alimentação ou como suplementação alimentar podem influenciar a camada lipídica da lágrima, além de possuir efeitos anti-inflamatórios. Portanto, em alguns casos de olho seco, o uso de ácidos graxos através da suplementação com óleo de linhaça, óleo de peixe ou ômega 3 pode melhorar sintomas de irritação, ardência e sensação de areia.

Com relação à retina, que é uma das camadas do seguimento posterior do olho, uma alimentação balanceada pode ajudar na prevenção de doenças.

A degeneração macular relacionada à idade, também conhecida como DMRI, acomete indivíduos acima dos 50 anos e nos casos mais avançados afeta a parte central da retina, causando baixa visual importante. A forma de prevenção mais aceita é o uso de suplementação vitamínica e o consumo balanceado de frutas e vegetais, principalmente folhas verdes, que possuem vitaminas antioxidantes, luteína e zeaxantina são importantes.

A retinopatia diabética é outra doença muito comum que está indiretamente ligada à alimentação. Pacientes com diabetes devem evitar alimentos ricos em carboidratos e gorduras, pois o controle da glicemia e do colesterol são importantes para evitar complicações como o edema macular diabético , que pode causar baixa visual importante.

Portanto, nossa saúde ocular está relacionada ao que comemos e suplementação vitamínica pode ser indicada para prevenção e tratamento de doenças oculares. Cuide de sua alimentação e consulte seu oftalmologista periodicamente.

Responsável: Dr. Vinicius Kniggendorf | CRM: 172.705


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*