Tenho artrite e vou tomar corticoide: quais as consequências do uso para os meus olhos?

30 de outubro de 2017

Muitos pacientes com artrite reumatoide, tem como indicação de tratamento o uso de corticoides para o controle da doença.

Os corticoides são anti-inflamatórios potentes e muitas vezes se fazem necessários, porém podem gerar efeitos colaterais aos olhos, sendo o principal deles o aumento da pressão intraocular.

O aumento crônico da pressão intraocular pelo uso dos corticoides pode levar a uma lesão do nervo responsável pela visão (nervo óptico), resultando no surgimento de uma doença grave, denominada glaucoma.
Leia mais…


Mitos e Verdades

26 de outubro de 2017

1. Pingar gotas de limão nos olhos ajuda a enxergar melhor?
Não.  
Pois o limão é muito ácido e pode causar queimadura na conjuntiva e na córnea, resultando em uma lesão chamada de ceratite ou em casos mais graves úlceras

2. Olhar para o sol sem proteção ocular pode danificar a visão?
Sim.  A luz solar pode causar lesão na região macular da retina, principalmente quando reflete diretamente nos olhos e por um tempo prolongado. Por se tratar de uma região composta por células, elas são fotossensíveis, então o ideal é sempre usar um bom óculos de sol.
Leia mais…


Como a realidade virtual tem auxiliado a medicina

13 de outubro de 2017

Quando pensamos em realidade virtual, a associamos imediatamente aos jogos, vídeos e a muita diversão

Essa associação está correta porém, a tecnologia virtual tem atingido setores antes não imagináveis como os consultórios médicos.

Mas não estamos falando apenas em entretenimento na sala de espera das clínicas, enquanto se aguarda a consulta ou o exame médico. Estamos falando do uso terapêutico, dentro do consultório de atendimento, nas enfermarias e até dentro do centro cirúrgico, como parte ativa no diagnóstico e tratamento das enfermidades.
Leia mais…


Vou ser um pro player, preciso cuidar dos meus olhos e visão?

12 de outubro de 2017

Atualmente, o mundo dos jogos eletrônicos está mudando. Passou de uma simples diversão para um esporte; com aumento no número de jogadores amadores e profissionais, campeonatos e até mesmo bolsa de estudos em faculdades.

Porém, nem todos os jogadores sabem os cuidados que devem ter com sua visão. Segundo o National Institute for Occupational Safety and Health dos Estados Unidos, 90% das pessoas que ficam mais de três horas usando monitores podem apresentar a Síndrome da Visão de Computador, caracterizada por dores de cabeça, irritação ocular, dificuldade visual e dores no pescoço.

O que fazer para evitar essa síndrome?
Leia mais…